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Atividade Física: Porque Ela É Tão Importante Para A Saúde

Atividade Física: Porque Ela É Tão Importante Para A Saúde

Conheça os Benefícios da Atividade Física

Existe uma pequena diferença entre Atividade física e Exercício físico, você sabia?

Será que você faz atividade física ou exercício físico? Ou melhor, qual dos dois você pretende passar a fazer?

Para tirar suas dúvidas, este artigo vai explicar o que é atividade física, seus benefícios entre outras informações importantes sobre esse assunto.

O QUE É ATIVIDADE FÍSICA?

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Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos resultando em gasto de energia acima do nível de repouso.

Exemplos de atividades físicas:

  • passear com o cachorro
  • fazer uma caminhada
  • limpar a casa
  • brincar com os filhos entre outros

O exercício físico é uma forma de atividade física, porém mais intenso e de forma planeja, promovendo maior gasto de energia que a atividade física.

Exemplos de exercícios físicos:

  • musculação,
  • lutas marciais,
  • natação entre outros.

A maior diferença entre Atividade Física e Exercício Físico é que na segunda opção é necessário um profissional para passar orientações de treino.

Na primeira opção não, pois são atividades do dia a dia, que mesmo sem uma orientação e planejamento promove muitos benefícios e também o gosto de energia, porém em uma escala menor.

QUAIS SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS?

atividade física porque ela é tão importante para a sua saúde

Como já foi dito, as atividades físicas são feitas no dia a dia, sem um planejamento prévio e sem a necessidade de um profissional para orientar.

São atividades que você pode fazer sozinho ou acompanhado.

É claro que você pode se organizar e praticar essas atividades em um horário especifico do dia e escolher os dias que vai pratica-las, criando uma rotina.

Veja algumas opções de atividades físicas que podem te agradar:

Caminhada:

A atividade mais democrática, onde qualquer pessoa pode começar a fazer em qualquer momento.

A caminhada faz parte do nosso cotidiano:

  • caminhamos para ir até o ponto,
  • caminhamos para ir trabalhar,
  • caminhamos dentro de casa…

O importante é que a caminhada pode te proporcionar maior gasto de energia e outros benefícios.

Você pode tirar uns 40 minutos do seu dia para passear – sozinho ou acompanhado – ou passear com seu cachorro.

Andar de bicicleta:

É, sem dúvidas, uma atividade incrível.

Você pode usar a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, ao supermercado ou simplesmente usá-la como um robbie.

Além dos benefícios a saúde você também ajuda o meio ambiente e economiza um dinheiro, já que não vai gastar com gasolina nem passagem de ônibus.

Se você tiver a possibilidade de usar a bicicleta no seu dia a dia, use-a e aproveite seus benefícios.

Além disso, você pode chamar seus amigos e familiares para fazerem um passeio de bike.

Corrida:

Uma atividade muito relaxante e que possibilita o vislumbre de lugares diferentes ou a prática em uma esteira.

A corrida vem adquirindo muitos adeptos e não é por acaso.

Seus benefícios são muitos além da possibilidade que o praticante tem de correr em lugares diferentes com paisagens variadas e podendo praticar em grupo.

Pular corda:

Quando é criança essa é uma atividade muito praticada, não é verdade, pelo menos há alguns anos atrás, que era uma brincadeira de criança, mas hoje você também pode fazer.

Essa atividade física faz você perder muitas calorias por minuto.

Você só precisará de uma corda e espaço.

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Alongamentos:

Existem diversos alongamentos e eles são muito bons para tonificar a musculatura.

Depois de uma sessão de alongamento você tem mais disposição para o dia e para fazer outras atividades.

Ele pode ser feito sozinho ou como uma preparação para outra atividade física ou exercício físico.

Faça essa atividade ser parte do seu dia a dia e veja sinta os benefícios.

Dance:

Quem disse que você precisa ir a uma academia para dançar?

Você pode fazer em casa, no seu quarto ou sala, na cozinha ou onde quiser.

Escolha umas duas ou três músicas, coloque-as para tocar e comece a dançar ou simplesmente se mexer ao ritmo da música.

Com o passar do tempo aumente a quantidade de músicas.

Com 10 minutos de dança diária você vai se sentir muito melhor.

Caso tenha filhos, chame-os para dançar com você também, isso será muito bom para vocês, além de divertido será ótimo para seu bem estar.

Faça tarefas domésticas:

Isso serve tanto para as mulheres quanto para os homens.

As atividades domésticas são muito boas para o gasto de energia.

É claro que nem todo mundo gosta dessas atividades, mas se você precisar fazê-las faça de forma intensa.

Coloque uma música para te deixar mais animado.

Com as atividades domésticas você movimenta todo o corpo, faz agachamento, movimenta bastante os braços e pernas.

Pilates:

Ao contrário do que se pensa, não é uma atividade fácil.

Tem seus níveis de dificuldade que são alcançados gradativamente.

Trabalha a musculatura desde a primeira aula e também promove gasto calórico e pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

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BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS

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Cada tipo de atividade física vai promover algum benefício em específico, mas também trará benefícios encontrados em todas as atividades físicas como relaxamento e tonificação muscular.

Atividades físicas – Mais benefícios que você pode ter com a prática

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Melhora a autoestima e o rendimento sexual:

Com a prática de atividades físicas o corpo passa a ter uma melhor circulação sanguínea, inclusive na genitália, aumenta a produção da endorfina e outros hormônios que contribuem para uma melhora no rendimento sexual para homens e mulheres e contribui para a melhora da autoestima.

Diminui o risco de depressão:

As atividades físicas regulares podem combater ou prevenir a depressão.

Durante as atividades físicas o corpo libera a endorfina e a dopamina que dão uma sensação de relaxamento pós-esforço, contribuindo para manter o equilíbrio físico e mental da pessoa.

Reduz o risco de infartos e doenças cardíacas:

A prática de atividades regulares melhora o condicionamento do sistema cardiovascular, colabora para diminuição do colesterol, glicose e controle do peso.

Previne o aparecimento de diabetes e AVC:

Atividades físicas reduzem os fatores de risco para o AVC, diminuindo o peso, a diabetes, colesterol e controla a pressão arterial, que são fatores que podem conduzir a pessoa a um Acidente Vascular Cerebral.

Fortalece a musculatura, as articulações e os ossos:

A falta de atividades físicas impende que os nutrientes cheguem até as articulações, ossos e musculatura.

Com as atividades físicas você melhora a absorção dos nutrientes que seu organismo precisa.

Reduz os sintomas da ansiedade e pânico:

Pelo mesmo motivo que reduz e previne a depressão, as atividades físicas minimizam os sintomas de ansiedade e crises de pânico.

Reduz os hábitos não saudáveis:

As atividades físicas minimizam e controlam os fatores que causados pela dependência química.

Diminui a ansiedade e irritabilidade, melhora a autoestima e o condicionamento físico.

Para quem quer parar com algum vício a atividade física pode intensificar os resultados positivos.

Prevenção do ganho de peso e manutenção da perda do mesmo:

Se você está em busca de emagrecer, a atividade física é um grande aliado, pois faz queimar calorias entre muitos outros benefícios e se você quer manter o peso a atividade física será uma aliada e tendo uma alimentação saudável os resultados são ainda melhores.

QUEM PODE FAZER ATIVIDADE FÍSICA?

QUEM-PODE-FAZER-ATIVIDADE-FÍSICA

Todo mundo pode e deve fazer atividade física, no entanto, de acordo com a faixa etária e condição de saúde pode haver algumas restrições e atividades mais eficazes.

Atividades físicas para crianças:

São de suma importância, pois é nessa fase que a criança precisa desenvolver resistência, coordenação motora, percepção tátil, auditiva e visual, ritmo, agilidade, velocidade, noções de espaço e tempo entre outras coisas.

As atividades mais praticadas são natação, ballet e esportes como futebol, vôlei e basquete.

Atividades físicas para adolescentes:

Esse é um período muito importante que antecede a idade adulta e a pratica regular de atividades físicas nesse período contribuem para que o adolescente se torne um adulto mais ativo e saudável.

Além disso, ajuda a lidar com questões psicossociais que aparecem nesse período devido às mudanças do corpo e comportamento, ajuda a ter uma vida social mais interativa entre os benefícios da saúde.

A prática de esportes nessa fase é o ideal.

Atividades físicas na idade adulta:

Dos 20 aos 30/40 anos não há restrições quanto a qual tipo de atividade física fazer, mais a partir dos 40 precisa ter mais atenção e procurar saber (com algum profissional) qual atividade é melhor.

Na fase adulta há uma preocupação muito grande quanto a estética e a atividade física ajuda a mantes o organismo em dia, melhora o aspecto da pele entre outros benefícios que contribuem para uma melhor aparência e qualidade de vida.

Atividade física para os idosos:

É muito benéfica, pois aumenta a expectativa de vida, trás bem estar, melhora a autoestima, memória, autoconfiança, disposição entre vários outros benefícios, porém deve-se ficar atento, pois nessa fase passa a ter certas limitações.

As articulações não são mais as mesmas, os ossos são mais frágeis, o cansaço e as dores são mais presentes entre outros fatores, mas isso não impede do idoso praticar alguma atividade.

As atividades mais indicadas são caminhadas, alongamento, musculação (com pesos leves e curtas sequências) e hidroginástica.

Observação:

Independente da idade faça alongamentos.

Eles são muito importantes para se preparar para fazer qualquer atividade, aquece os músculos para melhorar a eficiência dos exercícios.

Pode ser feito ao acordar, durante o trabalho, durante seu dia, mesmo que não vá fazer nenhuma atividade mais pesada.

QUANDO NÃO PODE FAZER ATIVIDADE FÍSICA?

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Atividades físicas devem ser feitas, independente da idade e condição física, a questão é qual a intensidade da atividade.

Em casos de certas doenças não pode fazer atividades muito intensas, como é o caso de doenças cardiopulmonares e doenças arterial coronariana.

Se você tem algum dos sintomas abaixo deve procurar um médico para saber que tipo de atividades pode fazer sem correr riscos:

  • Dor ou desconforto no peito, pescoço, queixo, braços ou outras áreas que podem ser de natureza;
  • Isquêmicas (ou obstrução nas artérias coronárias);
  • Respiração curta em repouso ou com exercício suave;
  • Vertigem ou desmaio;
  • Falta de ar parado em pé ou quando inicia abruptamente durante o sono;
  • Edema de tornozelos;
  • Palpitação ou taquicardia;
  • Claudicação intermitente (dor progressiva nas pernas durante a caminhada, que alivia com o repouso, mas volta a doer logo que o exercício é reiniciado);
  • Sopro no coração;
  • Fadiga incomum ou encurtamento da respiração com atividades.

Fatores de risco para doença coronariana:

  • Homens: 45 anos; mulheres: 55 anos, ou menopausa prematura sem suplementação de estrogênio;
  • História familiar. Infarto do miocárdio ou morte súbita antes dos 55 anos do pai ou de outro parente masculino de primeiro grau; ou antes, dos 65 anos de idade da mãe ou outro parente de sexo feminino de primeiro grau;
  • Fumante habitual;
  • Hipertensão arterial;
  • Colesterol elevado. Colesterol total maior que 200md/dl ou HDL;
  • Diabete melito;
  • Vida sedentária.

QUAL É A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA MIM?

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A atividade física ideal para você é aquela que você pode fazer dentro das suas limitações físicas e que te proporcione prazer.

Pode ser uma caminhada, uma corrida, pedalar, jogar bola com os amigos ou filhos, dançar, nadar, limpar a casa, se alongar, jogar vôlei, basquete ou qualquer outro esporte.

O importante é que você pratique de forma saudável para obter os benefícios e possa ter uma melhor qualidade de vida e expectativa de vida.

Faça algo que te deixe feliz, pode ser com sua família para estreitar os laços, ou com amigo, jogando aquele futebol, passeie com seu cachorro ou brinque com seu filho.

Busque fazer algo que não seja maçante e sim relaxante e agradável, porque a prática de atividades físicas não pode ser chata e desgastante, deve ser revigorante.

Só assim irá ter os benefícios para sua saúde física e mental.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares e passem a ter uma vida mais saudável e ativa.

Sejam mais felizes e bem humorados e previnam doenças que podem aparecer com mais facilidade em pessoas sedentárias.

Se você já faz das atividades físicas parte do seu dia a dia, conte-nos como é e porque você decidiu fazer atividades físicas. Isso ajudará outras pessoas a fazerem o mesmo.

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Atividade Física
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CHEGOU a minha vez de emagrecer com saúde

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital e escritor de artigos relacionados a saúde e emagrecimento, como o Blog Emagrecer e Perder Peso. Você mais leve... você feliz.

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