Como emagrecer como perder barriga

Como Perder Gordura Corporal e Diminuir a Barriga em 3 Passos

Como Perder Gordura Corporal e Diminuir a Barriga em 3 Passos

Como perder gordura corporal?

Perder gordura corporal é certamente um dos maiores desejos de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Ver os números da balança caírem faz a felicidade de qualquer um, mas…será que só o fato de diminuir de peso garante uma saúde melhor?

Perder gordura corporal é uma coisa. Perder massa magra é outra.

E em ambos os casos, se o processo não for feito de maneira saudável, é possível que alguns problemas de saúde surjam.

Por isso, vamos falar aqui hoje sobre alguns dos principais modos de se emagrecer com saúde e o que não fazer para que isso se torne algo prejudicial para o seu organismo.

Vamos citar no texto de hoje:

  • Emagrecer através da alimentação;
  • Emagrecer através de exercícios físicos ao ar livre e em academias;
  • Uso de suplementos / remédios;

Com exceção dos remédios, a impressão que dá é de que perder gordura corporal com qualquer um desses métodos é saudável, mas depende muito de como você vai conduzir esse processo.

Portanto, vamos dividir nosso post hoje em três tópicos: alimentação, exercícios e suplementação!

Como Perder Gordura Corporal: Rotinas a serem seguidas

  1. A alimentação como base de tudo

A boa alimentação é a chave para um estilo de vida saudável. Ela não só é capaz de ajudar a emagrecer, como também de curar ou prevenir doenças mais leves ou graves.

Perder gordura corporal não é a única vantagem em se manter uma boa alimentação. Algumas das doenças que podem ser evitadas são citadas abaixo:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Osteoporose;
  • Doenças cardíacas;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Gastrite;
  • Colesterol alto;
  • Anemia;
  • Escorbuto;

E poderíamos ficar aqui citando uma lista interminável de doenças e problemas de saúde.

Uma boa alimentação deve ser sempre rica em proteínas, gorduras insaturadas, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas.

Existem dietas criadas exclusivamente para perder gordura corporal rapidamente, mas que podem ser muito prejudiciais para o corpo.

O melhor exemplo que podemos citar é a Dieta de Atkins, ou Dieta da Proteína, como preferir.

Essa dieta é prejudicial por dois motivos. Primeiro porque é restritiva, ou seja, induz a pessoa a comer somente proteínas e nada além.

Segundo porque o excesso de proteínas no corpo pode causar danos graves à saúde devido a alta liberação de amônia que pode causar impactos fortes a órgãos como os rins.

Para perder gordura corporal, você deve começar a adicionar alimentos saudáveis em sua dieta e cortar tudo aquilo que faz mal, como enlatados, refrigerantes, embutidos, doces industrializados, carboidratos ricos em glicose, frituras, etc.

Uma mudança que você pode começar em sua dieta agora mesmo é adicionar alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos são aqueles que aumentam a temperatura corporal e consequentemente aceleram o metabolismo.

Quando o metabolismo está acelerado, mais gordura é queimada e mais rapidamente. E quais são esses alimentos?

São vários: melancia, pimenta, canela, gengibre, berinjela, chá verde, alho, café, hortelã, cavalinha, mostarda, couve, brócolis, e até mesmo a água gelada, já que ela força o organismo a trabalhar rapidamente para equilibrar a temperatura e estabilizar.

Fique atento a três pontos que não ajudam você a emagrecer e perder gordura corporal:

 

  • Não dormir: Não dormir pelo menos oito horas por noite não ajuda você a emagrecer. Isso porque quando dormimos nosso corpo passa por alguns processos de regulação hormonal.

 

Quando estamos descansando, os hormônios que causam fome são inibidos e os que causam saciedade, ativados.

Mas, quando temos uma noite ruim de sono, os hormônios que causam sensação de fome são ativados. Ou seja, passamos o dia com a sensação de que temos que comer mais e mais alimentos ricos em carboidratos.

  • Passar fome: Aquele papo de que devemos comer de três em três horas não é brincadeira. Quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo começa a sinalizar a liberação de glicogênio.

 

O glicogênio é a glicose de reserva e é ele quem irá fornecer energia para o organismo. Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo entende que precisa guardar mais açúcar na reserva.

Ou seja, na próxima refeição, a quantidade de açúcar em nossa reserva aumentará, o que ajudará a ganhar peso.

 

  • Comer depressa: Comer muito rápido só faz com que a pessoa coma mais.
  • Isso porque depois que iniciamos nossas refeições há um período de até 20 minutos para que o cérebro sinalize que estamos satisfeitos. Se você come muito rápido, certamente está ingerindo mais alimentos do que deveria!

 

  1. Exercícios físicos para perder gordura corporal

Os exercícios físicos são nossa inesgotável fonte de energia e disposição. Assim como a boa alimentação, eles são indispensáveis para que possamos viver uma vida de excelente qualidade.

A falta de exercícios físicos pode causar uma série de doenças, assim como a alimentação.

Algumas delas inclusive são causadas também pela má alimentação. Muita gente atribui o Diabetes a uma má alimentação, mas a falta de exercícios também pode causar essa doença.

A prática de exercícios não só é a chave para perder gordura corporal como também para estabelecer um equilíbrio entre corpo e mente. É através dos exercícios que liberamos endorfina e serotonina, além de alguns outros hormônios que causam a sensação de bem estar e felicidade.

São algumas sensações que só conseguimos sentir ao praticar exercícios físicos.

Tire da cabeça aquela ideia de que para perder gordura corporal é necessário passar horas seguidas na academia. Isso além de não ser verdade faz mal para a saúde.

Se você quer emagrecer, o ideal é que foque em exercícios aeróbicos. Alguns exemplos são:

  • Corrida;
  • Caminhada;
  • Pular corda;
  • Nadar;
  • Andar de bicicleta;
  • Hidroginástica;
  • Dança;
  • Zumba;

É importante também saber conciliar com os exercícios anaeróbicos feitos na academia, mas o foco deles é aumentar e tonificar a musculatura.

Você nem precisa pagar uma academia para fazer qualquer um dos exercícios citados acima.

Além de serem mais eficientes para que você possa perder peso com saúde, é possível praticar em qualquer lugar. Em casa, na rua, em uma praça, onde você puder ou quiser.

Ao praticar regularmente esse tipo de exercício, você pode:

  • Diminuir a pressão arterial;
  • Fortalecer seu sistema imunológico;
  • Melhorar a circulação;
  • Ganhar mais resistência e energia para praticar outras atividades;
  • Se prevenir ou curar doenças;
  • Combater a depressão;
  • Combater a ansiedade;
  • Aumentar a autoestima;
  • Melhorar o desempenho sexual;
  • Melhorar o sono durante a noite;
  • E, claro, emagrecer;

Se o seu foco é perder gordura corporal, os exercícios aeróbicos são a chave para isso.

Além de queimarem uma quantidade de calorias muito maior do que os exercícios anaeróbicos são excelentes para queimar gorduras localizadas, como as abdominais, que são inclusive perigosas para o organismo.

Quando praticamos exercícios aeróbicos, acostumamos nosso organismo a manter a taxa metabólica mais acelerada.

Isso significa que mesmo depois que o corpo entra em repouso, o metabolismo continua acelerando consumindo oxigênio para queimar mais calorias.

Além disso, há vertentes dos aeróbicos que são bem mais eficientes para o organismo para perder gordura corporal. Um bom exemplo é treino intervalado, ou HIIT.

Ele consiste em séries de exercícios rápidas e muito intensas seguidas de curtos intervalos. Por que é mais eficiente?

Porque o corpo leva muito mais tempo para restabelecer o equilíbrio.

Ou seja, o metabolismo permanece acelerado por várias horas, muito mais do que quando fazemos um exercício aeróbico comum.

E por causa disso, o corpo acaba gastando mais calorias e queimando mais gordura.

[Captura]

  1. Suplementação e remédios. Vale à pena para perder gordura abdominal?

Contanto que os suplementos sejam usados com esse propósito, não há nenhum mal em usá-los. Prestou atenção?

Suplementação! Os suplementos alimentares jamais devem ser usados para substituir uma refeição saudável.

Pode ter certeza de que você jamais vai ouvir de um médico ou nutricionista que é saudável fazer essa substituição.

Além do mais, eles não se tornam tão eficientes quando a sua alimentação não está balanceada.

Independente do que você estiver pensando em usar, como shakes emagrecedores ou suplementos à base de proteínas, sempre consulte antes um médico e nutricionista para saber se não há qualquer tipo de restrição.

Por mais que alguns suplementos que ajudam a perder gordura corporal pareçam saudáveis, têm suas restrições médicas.

Portanto, nunca faça uso de automedicação e evite consumir por conta própria os suplementos.

Já quanto aos remédios, dificilmente um médico irá recomendar, a não ser em casos extremos em que a pessoa tenha muita dificuldade para perder peso e esteja começando a desenvolver problemas mais graves de saúde.

Se esse não for o seu caso, evite ao máximo consumir esse tipo de remédio. Recentemente, um projeto de lei no Brasil foi criado para que os inibidores de fome fossem proibidos.

Há quem ainda defenda o uso, alegando que eles são uma saída para combater a obesidade, embora apenas o uso de um remédio não garanta nada, já que eles sozinhos não fazem milagre.

Independente da classe de remédio para emagrecer, eles causam efeitos colaterais semelhantes, como:

  • Dependência;
  • Mudanças drásticas de humor;
  • Dificuldade para dormir;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Em casos mais graves, bipolaridade;
  • Hipertensão;
  • Transtornos mentais;
  • Arritmia;
  • Problemas intestinais;

Devido a esses e outros efeitos colaterais, muitos remédios já foram proibidos pela ANVISA.

Os remédios para emagrecer são divididos em categorias, sendo que cada uma delas é responsável por causar diferentes efeitos no corpo.

A classe dos anorexígenos serve para inibir o apetite. Alguns remédios com essa base já foram proibidos porque agem em locais perigosos no organismo e é a classe que mais causa efeitos colaterais mais graves.

A classe dos sacietógenos não inibe totalmente a fome, mas causa a sensação de saciedade.

Alguns remédios dessa classe também já foram proibidos por causarem graves efeitos colaterais.

Existe ainda outra classe de remédios responsável por bloquear a absorção de gordura no corpo, e embora seja a classe mais utilizada, ainda assim causa alguns efeitos colaterais.

Os remédios para emagrecer não fazem mágica. Não basta tomar alguns comprimidos para perder peso.

É preciso sim manter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos.

E mesmo que você já esteja fazendo isso, mas esteja com dificuldade para perder peso, o ideal é que você procure um médico ou um nutricionista para entender o que precisa fazer para mudar esse quadro.

Ao tomar remédios para emagrecer como os citados acima a única coisa que você conseguirá é fazer mal para o próprio corpo!

Se você tem uma rotina muito corrida, vale mais à pena apostar em suplementos feitos à base de proteínas ou termogênicos.

Abaixo, algumas vantagens que esses suplementos podem proporcionar:

  • Aceleraram o metabolismo;
  • Queimam mais gordura;
  • Tonificam a musculatura;
  • Recuperam rapidamente os músculos;
  • Combatem celulite;
  • Controlam os níveis de colesterol no corpo;
  • Previnem as doenças do coração;
  • Ajudam a eliminar líquidos retidos em excesso;

Ainda assim, saiba que você pode conseguir os mesmos efeitos se adicionar em sua dieta alimentos termogênicos e alimentos ricos em proteínas, como carne de frango grelhada, ovo, leite, soja, etc.

Para perder gordura corporal não existe mágica.

É preciso dedicar um tempo para ter uma boa alimentação, se exercitar e não se decepcionar por não emagrecer tanto quanto esperava no primeiro mês.

Emagrecer com saúde é um processo demorado e é preciso ter paciência.

Isso porque antes de começar uma dieta para emagrecer é necessário mudar sua concepção sobre reeducação alimentar e entender que não basta passar um ou dois meses comendo apenas legumes e verduras para que passe o resto do ano com o peso ideal.

As mudanças começam de dentro para fora, e não de fora para dentro!

Se você gostou do nosso post de hoje, deixe a sua curtida abaixo, e compartilhe com todas as pessoas que também buscam ter um estilo de vida saudável!

Se você já teve alguma experiência com dietas ou com o uso de suplementação para emagrecimento, não deixe de compartilhar conosco e com os outros leitores suas experiências!

E fique atento, pois em breve traremos novos temas relacionados à saúde para você! Monte sua nova dieta e bons exercícios!

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital e escritor de artigos relacionados a saúde e emagrecimento, como o Blog Emagrecer e Perder Peso. Você mais leve… você feliz.

Receba dicas incríveis para ter um emagrecimento saudável. Pegue seu Ebook grátis

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.