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Dieta Cetogênica: O passo a passo das receitas e cardápio

Dieta Cetogênica: O passo a passo das receitas e cardápio

Dieta Cetogênica: Como Fazer Passo a Passo, Cardápio e Receitas

A dieta cetônica ou cetogênica está ficando muito procurada para quem deseja conseguir perder peso, Antes de começar qualquer tipo de dieta é importante entender tudo sobre ela.

Mesmo sendo indicada por muitas pessoas, pode ser uma opção controversa, por isso, veja a análise sobre as vantagens e desvantagens da dieta cetogênica para a perda de peso.

A dieta cetogênica passo a passo

A dieta cetônica ou cetogênica é um tipo de dieta em que a proporção de carboidratos é significativamente reduzida por alguns dias com o objetivo de promover a oxidação da gordura.

Estes compostos são utilizados de forma alternativa pelo cérebro como uma fonte de energia na falta de glicose.

Ou seja, utilizar a gordura armazenada como combustível.

A proporção de carboidratos na dieta cetogênica é normalmente mais abaixa do que o recomendado de 50 a 60% das calorias totais, além, disso fornece somente cerca de 10% ou menos da energia necessária.

Há dietas cetônicas em que incluir frutas ou legumes no cardápio só pode em quantidades muito controladas, enquanto outras excluem totalmente qualquer fonte de carboidrato, existem outras que proíbem a inclusão de pães, farinhas, cereais, frutas, leguminosas e vegetais.

Há também dietas cetônicas que utilizam o jejum para promover a formação inicial de corpos cetônicos.

Todas estas dietas objetivam promover uma queima de gordura no corpo, substituindo por corpos cetônicos em nosso corpo.

Os benefícios da dieta cetogênica para perder peso

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– Esta dieta é muito eficaz na perda de peso

– Ela ajuda na melhora do perfil lipídico, reduzindo os níveis de colesterol total, triglicérides e no aumento do colesterol HDL. E sem alterar os níveis do colesterol LDL

– No centro das dietas Cetônicas é o estado diferente que faz ocorrer a produção da circulação de corpos cetônicos no corpo, ocorrendo uma falta de apetite e saciedade que causa uma boa perda de peso,

– Além da perda de peso esta dieta faz perder gordura do corpo.

As desvantagens da dieta cetônica para perder peso

– Possui uma escassa oferta de fibras, vitaminas e minerais porque restringe muito a ingestão de planta e frutas

– Assim, você acaba tendo que tomar suplementos nutricionais para se garantir contra a escassez e o surgimento de constipação por falta de fibras.

– A pessoa fica com mau hálito devido à enorme produção de corpos cetônicos e a ocorrência de cansaço pela falta de carboidratos na dieta

– No momento em que ocorre uma diminuição no consumo de alimentos populares, tais como frutas, pão, cereais, legumes ou vegetais. Após a dieta a pessoa perde o hábito de consumi-los.

– Este tipo de dieta não é aconselhável para quem possui problemas de fígado ou coração

– Embora nem todos os estudos tenham comprovado, sabe-se que esta dieta reduz a capacidade de atenção

– A dieta cetogênica não deve ser seguida por pessoas com mais de 65 anos de idade, por quem sofre de insuficiência hepática ou renal e doenças cerebrovasculares e cardiovasculares.

Os melhores alimentos permitidos na dieta cetogênica cardápio

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A dieta cetogênica, sem dúvida, está ganhando força nos últimos anos, graças à sua eficácia na perda de peso, pois pode queimar a gordura e ao mesmo tempo manter a massa muscular intacta.

Mas o fato de realizar uma dieta cetogênica não é fácil, pois você deve planejá-la em detalhe

Para fazer uma dieta cetogênica corretamente, você não deve apenas reduzir o percentual de carboidratos e aumentar a gordura, mas você deve escolher o que você come, porque mesmo que certos alimentos sejam permitidos na dieta cetogênica, alguns talvez não sejam recomendados para sua saúde.

Então, se você quiser ter sucesso você tem que basear-se nos melhores alimentos para a dieta.

Uma dieta baixa em hidratos de carbono como a cetogênica, obviamente, irá excluir todos os alimentos com alto índice glicêmico.

Então, todos os doces, açúcar, bolos, refrigerantes, são totalmente proibidos.

Porém, uma pequena porção do bolo total desses alimentos exceder os valores diários de hidratos de carbono permite uma dieta cetogênica.

Você deve priorizar alimentos naturais no lugar de embalados e processados, uma vez que os alimentos processados são carregados com açúcar e altos componentes glicêmicos.

Os alimentos leves que supostamente não tem açúcar, não são uma boa escolha, já que alguns deles são carregados com certos adoçantes artificiais, que podem interferir com o seu estado de cetose.

Por todas estas razões, é vital aprender a ler os rótulos nutricionais e evitar erros fatais que oculte todos os seus esforços.

Se você contar com os melhores alimentos para a dieta cetogênica e usar alimentos frescos, evitará problemas com ingredientes escondidos, e assim não comerá comida com mais densidade nutricional, o que reduzirá o risco de escassez de alguns micronutrientes.

Melhores alimentos para a dieta cetogênica:

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De todos os alimentos permitidos na dieta cetogênica, vamos listar os melhores alimentos para manter o estado de cetose.

Melhores fontes de carboidratos para a dieta cetogênica:

A ingestão de carboidratos, ao contrário de dietas convencionais à base de cereais, deve ser baseada quase inteiramente em vegetais de baixo índice glicêmico, que irá fornecer a abundância de nutrientes, com pequena quantidade de hidratos de carbono.

Você deve evitar vegetais com alto índice glicêmico, como tubérculos e eliminar completamente qualquer tipo de cereal.

Embora você possa incorporar algumas coisas. Legumes também são uma boa ideia, porque eles têm grandes quantidades de hidratos de carbono.

Melhores fontes de proteínas para a dieta cetogênica

Todas as carnes e peixes são alimentos permitidos na dieta cetogênica, mas como isso não é uma dieta rica em proteínas, mas uma dieta rica em gordura e pobre em hidratos de carbono, você deve priorizar carnes gordurosas, que são melhores alimentos para a dieta cetogênica.

Enquanto salsichas são alimentos permitidos na dieta cetogênica, elas não são a melhor escolha, uma vez que são geralmente carregados com hidratos de carbono, por isso, é muito mais prático reduzir ou eliminar o seu consumo.

Além disso, a qualidade da carne é importante para a sua saúde, o melhor é comer um bom pedaço de carne de vaca de reprodução ecológica.

Melhores gorduras para a dieta cetogênica

Devem ser consumidos duas gorduras animais e vegetais, mas você deve consumir mais animal do que a gordura vegetal.

Comer muita gordura vegetal é algo errado, porque você estaria adicionando muito ômega 6 para a sua dieta cetogênica.

Tropeçar na relação com o ômega 3, altera o equilíbrio recomendado entre ômega-6 e ômega-3.

Para evitar isso você deve incluir na sua dieta, tanto ômega – 3, quando possível, incluir peixe rico em ômega – 3, como salmão e sardinha.

Você também deve remover todos os óleos vegetais, exceto óleo de coco e azeite de oliva.

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Os melhores alimentos para a dieta cetogênica:

Embora você não deva comer apenas alimentos que mencionamos, em seguida, sim, você deve dar prioridade em relação a outros alimentos:
Carnes gordas:

Você deve comer carnes gordas e você vai ajudar a equilibrar os macronutrientes mais facilmente, além de ajudar a equilibrar os níveis de ômega 3 e ômega 6.

Cordeiro, porco, pato, salmão, sardinha, etc.

Melhor gordura

Você deve priorizar o óleo de coco, azeite de oliva, carnes gordas, ovos e peixes ricos em ômega 3, amêndoas (com moderação).

O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média que pode ser facilmente utilizado como energia, uma vez processada diretamente pelo fígado, libertando cetonas.

Assim promove e facilita diretamente a cetose.

Também é possível utilizar óleo puro ou triglicerídeos de cadeia média (óleo MCT) é ainda mais potente do que o óleo de coco.

A manteiga é outro alimento que pode ser útil para facilitar a cetose e é facilmente incorporado em muitas refeições.

As melhores fontes de hidratos de carbono para a dieta cetogênica:

Todos os vegetais de baixo índice glicêmico vai trazer-lhe tudo o que seu corpo precisa, desde que você não exceda a quantidade diária total de carboidratos.

Couve-flor, brócolis, não é doce de abóbora, abobrinha, berinjela, tomate, aspargos, alcachofra, couve, aipo, repolho, pimentão, cebola, cebolinha, alho-poró, azeitonas, rabanetes, cogumelos.

Todos os vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, acelga, alface, etc.)

Alimentos proibidos na dieta cetogênica:

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Você deve remover completamente todos os tipos de cereais, leguminosas, álcool, frutas com alto índice glicêmico (quase todos).

Você deve ter em mente que não basta simplesmente eliminar esses alimentos, desde que você equilibre os percentuais de macronutrientes e a quantidade total de calorias.

Há também muitos alimentos como leite, que, a fim de incorporá-las em sua dieta, você deve fazer de maneira muito calculada.

Opções de cardápio da dieta cetogênica

Saiba quais alimentos são melhores para a dieta cetogênica. Se você decidir fazer a dieta cetogênica, mas não sabe o que comer preste atenção.

Começar esta dieta é difícil e ainda mais se você não sabe comer, mas parabéns pela sua decisão de seguir essa dieta e ajudar a difundi-la, em breve você vai se sentir melhor (normalmente em 3 semanas após o início porque seu corpo desintoxica dos produtos químicos e alimentos processados).

Gorduras e óleos

Esta será a maior parte de sua ingestão de alimentos. A gordura é muito importante para o seu corpo, mas também muito perigosa se você comer a gordura errada.

Selecionados estão saturadas e gorduras monoinsaturadas, como a manteiga, nozes de macadâmia, ovos e óleo de coco.

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Evite gorduras hidrogenadas, como a margarina para minimizar a sua ingestão de gorduras trans em sua dieta (ele é associado com doença cardíaca coronária).

Tenha cuidado com nozes, pois contém altas quantidades de ômega-6 (que é altamente inflamatório).

– Azeitonas

– Abacate

– Azeite de oliva

– Óleo de coco

– Óleo de macadâmia

– Óleo de palma

– Manteiga

– Gordura de frango

– Macadâmia

– Maionese (cuidado que tem carboidratos)

– Manteiga de amendoim, não use esses hidratos de carbono, limite a ingestão porque contém ômega-6.

– Bacon

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Vale a pena para ter mais resultados definitivos conhecer as seguintes dietas:

As fontes de proteína

Peixe: De preferência: salmão, atum, tilápia, lulas, bacalhau, sardinha.

Caranguejo, mexilhões, lula, ostras, camarão, lagosta. (Evite imitação de carne de caranguejo)

Ovos: Você pode preparar de qualquer forma

Carnes: vaca, vitela, pato, etc.

Carne de porco: ter cuidado com a qualidade da carne de porco.

Aves: galinha, pato, etc.

Shakes de proteína

Legumes frescos:

A maioria dos legumes não-amiláceos têm baixos carboidratos. Comer vegetais orgânicos para evitar efeitos dos pesticidas e outros produtos químicos.

Limite a ingestão de cenoura, tomate, pimentão, etc. Evite batatas, ervilhas e milho porque eles contêm grande quantidade de hidratos de carbono.

– Azeitonas

– Acelga

– Alho

– Aipo

– Brócolis

– Brotos de alfafa

– Brotos de bambu

– Brotos de feijão

– Castanhas de água

– Cebolas (não muito, pois eles têm mais açúcar)

– Cebolinha

– Couve

– Couve-flor

– Qualquer vegetais folhosos verde

– Espargos

– Espinafre

– Ervilhas

– Cogumelos

– Alfaces e saladas verdes

– Nabos

– Pepinos

– Alho-poró

– Rabanetes

– Aipo

– Beterraba verdes

– Repolho

Produtos lácteos:

– Dê preferência os produtos orgânicos lácteos.

– Creme de leite (Verifique os rótulos para evitar aditivos de hidratos de carbono)

– Requeijão

– Creme de queijo (contagens de cada porção de queijo com um hidrato de carbono em geral)

– Iogurte de leite integral sem açúcar (limitando a sua ingestão, porque é ligeiramente mais elevado em carboidratos)

– Todos os queijos duros e macios: (contagens: cada porção de queijo com um hidrato de carbono em geral)

Nozes e sementes:

Você pode comer nozes, amêndoas e nozes de macadâmia, porque tem baixo nível de carboidratos. Mas não exagere, pois elas contêm altos níveis de ômega-6.

– Bebidas

– Água

– O chá verde sem cafeína e açúcar

– Espécies:

– Manjericão, pimenta preta, pimenta caiena, canela, cravo, gengibre, hortelã, sementes de mostarda, orégano, salsa, pimenta, alecrim, sálvia, sementes de cominho, sementes de coentro, tomilho e açafrão.

Alimentos que parecem bons que você deve evitar:

– Frutas: A maioria das frutas não são listadas pelo alto teor de açúcar.

– Produtos com molho de tomate, Ketchup, etc.

– Refrigerante diet: Se você puder consumir poderá aumentar a sua fome e diminuir a possibilidade de seguir a dieta.

– Pimentas.

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital e escritor de artigos relacionados a saúde e emagrecimento, como o Blog Emagrecer e Perder Peso. Você mais leve... você feliz.

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