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Dieta vegetariana: A solução ideal para manter a forma com saúde

Dieta vegetariana: A solução ideal para manter a forma com saúde

Dieta vegetariana: Como funciona, cardápios e dicas

A dieta vegetariana é ideal para quem pretende perder peso com saúde, controlar a pressão arterial, o diabetes e outras doenças cardiovasculares decorrentes do excesso de peso.

Essa dieta tem o propósito de eliminar a carne para a adoção de um estilo de vida vegetariano.

Se você come carne frequentemente, saiba que cortando esse produto do seu cardápio perderá muitos quilos.

Há variados tipos de dieta vegetariana, sendo assim, os adeptos desse método se diferenciam pela forma que escolhem evitar produtos de origem animal.

Por isso é preciso que cada indivíduo planeje como deverá ser sua dieta, selecionando os alimentos apropriados.

Vantagens de escolher a dieta vegetariana

dieta vegetariana

A dieta vegetariana por ser feita com produtos de origem vegetal contém pouca densidade calórica e uma quantidade pequena de gordura saturada, colesterol e gorduras totais, o que pode ajudar não só na perda de peso, mas também na prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, equilibra e reduz os níveis de gordura no sangue prevenindo o diabetes.

Deve ser incluída nessa dieta uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas. Com isso você terá um melhor funcionamento do intestino e a sensação de saciedade.

Desvantagens de escolher a dieta vegetariana

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No momento que alguns alimentos são retirados do cardápio você deixa de consumir nutrientes importantes.

Na dieta vegetariana não são ingeridos alimentos de origem animal, assim o organismo sentirá a falta de alguns nutrientes, como zinco, cálcio, ferro e vitamina B12.

O zinco ajuda na formação da divisão celular e na absorção de proteínas.

O cálcio é responsável em formar os ossos e os dentes, sem ele no organismo, poderá ocorrer o desenvolvimento da osteoporose.

Já o ferro é um componente importante dos glóbulos vermelhos, ele transporta junto com a hemoglobina o oxigênio na corrente sanguínea, sem ele o indivíduo pode desenvolver anemia.

E a vitamina B12 só existe em produtos de origem animal, ela atua prevenindo a anemia e ajuda no desenvolvimento cognitivo.

Quem faz a dieta vegetariana deve ter um acompanhamento com nutricionista que indicará alternativas para substituir estes nutrientes.

Dieta vegetariana – Alimentos vegetais

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Na dieta vegetariana, o organismo tem a vantagem de receber nutrientes com baixo teor de gordura saturada e colesterol, além de muitas fibras.

Para a dieta ser benéfica para seu corpo você deve certificar-se de que está ingerindo todos os grupos alimentares.

Para então, estar seguro de que consumiu todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

As gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas podem ser encontradas em abundância nos vegetais.

Por isso é importante consumi-los de forma variada.

Se mesmo assim a pessoa enfrentar dificuldades para se adequar a dieta vegetariana, talvez seja porque seu organismo ainda está intoxicado, e isso levará alguns meses.

Experimente variar os métodos de cozinhar os alimentos para se adaptar melhor a dieta.

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Se você acredita que após muito tempo de dieta vegetariana poderá sofrer com alguma deficiência nutricional, faça um exame de sangue e monitore sua saúde.

É recomendado que um médico nutricionista seja consultado para que haja um acompanhamento desse regime.

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Dessa forma, a pessoa não sofrerá consequências negativas durante a dieta vegetariana.

Como há diversos tipos de vegetarianismo, que se diferenciam na forma como evitam os produtos de origem animal, é necessário haver uma abordagem individual para se avaliar a qualidade nutricional da alimentação de um vegetariano.

Só assim é possível fazer um planejamento personalizado e seleção apropriada de alimentos.

Por isso, é importante consultar um nutricionista, evitando riscos à saúde por deficiência de nutrientes, e promovendo, assim, o programa de emagrecimento.

Tipos de alimentos ideais para a dieta vegetariana

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  • pães integrais, ovos, vitaminas, iogurte, arroz branco, batata vermelha, lentilha, ervilha, legumes
  • tofu, hambúrgueres vegetarianos, caju, grãos integrais (arroz, trigo, quinoa, aveia)
  • leguminosas (azuki, soja, grão de bico, feijão branco), verduras verde-escuras, suco verde
  • frutas com vitamina C, frutas secas, óleo e semente de linhaça
  • azeite de oliva extra-virgem, castanhas e levedo de cerveja

Veja algumas dicas para você realizar sua dieta vegetariana

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– Organize sua dispensa para só conter produtos vegetarianos.

Elimine os produtos industrializados, como congelados, condimentos, enlatados e embutidos.

Esse tipo de alimento contém inúmeros aditivos químicos que fazem mal à saúde.

– Escolha um restaurante vegetariano quando for almoçar ou jantar fora.

Para não sair da dieta, uma boa dica é procurar os restaurantes indianos, mexicanos e chineses, que tem no cardápio uma grande variedade de alimentos vegetarianos.

– Pesquise sobre os alimentos da dieta vegetariana para que possa escolher melhor o que comer.

Quanto mais informações você obtiver sobre esse regime, mais sentirá segurança para estabelecer um programa de emagrecimento eficaz.

– Cultive uma horta em casa, com plantas e hortaliças frescas para servir com a certeza de não estarem contaminadas por agrotóxicos.

– Teste várias receitas vegetarianas e congele para quando estiver com pressa não cair na tentação de ligar para a tele-entrega e pedir uma pizza.

Caso peça uma pizza que seja com cobertura de vegetais.

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– Muitas lojas de produtos naturais possuem refeições semi-prontas, como sopas.

Esses alimentos têm menor tempo de cozimento, ideal para a correria do dia a dia.

– Compre um livro sobre receitas vegetarianas e divirta-se aprendendo a cozinhar pratos deliciosos para manter sua dieta vegetariana.

– Para variar o tipo de comida, você pode colocar fatias de berinjelas na grelha ou fatias de pepinos e tomates;

– Se você for viajar coloque em sua bagagem produtos vegetarianos instantâneos como sopas, vegetais crus, cereais, biscoitos caseiros e barras de granola.

Você também pode levar sanduíches, leite de soja e sucos de frutas em um recipiente térmico.

Mas não esqueça, aderir a dieta vegetariana de uma forma ou de outra além dos benefícios de uma boa forma física, vai agregar e muito para sua saúde também, vá em frente!

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital e escritor de artigos relacionados a saúde e emagrecimento, como o Blog Emagrecer e Perder Peso. Você mais leve... você feliz.

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