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Nutricionista para emagrecer – Quando devo procurar um profissional

Nutricionista para emagrecer – Quando devo procurar um profissional

Papel do nutricionista para emagrecer na sua dieta

Quando o assunto é dieta, o desejo de todas as pessoas é conquistar um corpo bonito e magro, mas com saúde.

Para isso iniciam dietas através de sugestões de amigas, fazem uso de remédios, etc.

Mas nem sempre seguem o melhor caminho para emagrecer. É essencial procurar um nutricionista para aderir a uma dieta especifica para o seu perfil.

Descubra agora qual é a função deste profissional na sua dieta.

Conselhos de um nutricionista para emagrecer

Conselhos de um nutricionista para emagrecer

Esse profissional pode fornecer conselhos de especialistas sobre os benefícios da nutrição, saúde e segurança alimentar para os seres humanos, além de assuntos relacionados a indústria alimentar.

O nutricionista possui conhecimento sobre:

– Os nutrientes solicitados pelo corpo nas diferentes fases de desenvolvimento.

– O papel dos nutrientes no organismo e sobre saúde alimentar.

– O papel dos nutrientes na prevenção de doenças.

– O nutricionista pode estar envolvido em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e hábitos alimentares.

– Todo o indivíduo em todas as idades deve ter uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes que tenham propriedades anti-inflamatórias, e que ajudem no aumento da imunidade para nos defender de possíveis infecções.

Qual a função de um nutricionista na dieta?

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Geralmente o nutricionista é lembrado na hora que se faz necessário adotar uma dieta par emagrecer.

Mas, eles tem a função de realizar uma medicina preventiva com indivíduos de todas as idades.

Tem também aqueles que trabalham principalmente com pessoas com algum tipo de doença, que exige uma dieta restritiva.

Assim o profissional organiza a alimentação da pessoa para ajudar na melhoria da sua saúde.

As principais responsabilidades do nutricionista são:

– Um nutricionista organiza a quantidade e forma de alimentação para atingir uma educação alimentar disciplinada.

Por exemplo, orientar sobre o consumo exagerado de alimentos altamente calóricos como: chocolates, pizzas, biscoitos, massas, etc.

– Analisa até que ponto estão sendo atingidas as funções do corpo pelo fornecimento de nutrientes.

– Estuda como determinada dieta está afetando o seu metabolismo.

– Indica uma dieta de acordo com o seu organismo e pela preferência por certos alimentos.

– Aconselha sobre como obter uma alimentação saudável e dietas especiais.

Assim, ao visitar o consultório de um nutricionista para realizar uma dieta, pode ter certeza de um atendimento especializado para conseguir se alimentar de forma saudável e emagrecer.

Além disso, o nutricionista ao indicar uma alimentação saudável e equilibrada estará prevenindo o aparecimento de doenças como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), doenças cardíacas e até mesmo o surgimento de câncer.

Você quer reduzir seu peso e manter sua saúde? Conheça alguns motivos para ir ao nutricionista.

Se você está com excesso de peso deve ser por maus hábitos na alimentação.

O nutricionista poderá escolher a dieta adequada e ensiná-lo a se alimentar direito, se preferir emagrecer sozinho, sem ajuda, poderá até ficar magro, mas talvez tenha problemas de saúde e não consiga manter-se no peso ideal.

A perda de peso é mais rápida com ajuda de um nutricionista

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É sempre aconselhável praticar atividades físicas durante a dieta, o nutricionista pode lhe orientar com o objetivo de suprir as necessidades de calorias do seu organismo e de nutrientes.

O profissional também colabora no processo motivacional para o paciente não desistir de conquistar seus objetivos de perder peso.

Uma consulta com o nutricionista pode lhe proporcionar diversos benefícios através de uma alimentação correta. Além disso, mais energia diariamente, o que reduz a fadiga.

O nutricionista vai disciplinar a forma como a pessoa irá ingerir os alimentos que gosta, bem como eliminar aqueles altamente calóricos.

Vantagens de realizar uma dieta com orientação de um nutricionista

Sem a ajuda deste profissional para organizar a dieta, geralmente ocorre o erro de optar por um determinado nutriente para ser a base de sua alimentação, levando a falta de outros elementos nutricionais necessários para nosso corpo.

Por isso a necessidade do nutricionista em uma dieta, pois ele irá lhe apresentar os alimentos corretos e os benefícios que cada um proporciona ao seu organismo.

Com a ajuda do nutricionista você receberá uma reeducação na forma de se alimentar, conseguindo manter ou reduzir seu peso, além de conservar a massa em sua musculatura, melhorar sua disposição, saúde e humor.

Ter a orientação de um nutricionista não significa que você deixará de comer tudo o que gosta.

Mas irá aprender como combinar certos alimentos de forma que garanta a seu organismo os nutrientes adequados para uma boa saúde.

Consequências de realizar uma dieta sem a orientação de nutricionista

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Com uma dieta mal organizada, seu organismo terá falta de ingestão de nutrientes e vitaminas em quantidade necessárias para a sobrevivência.

Além de não conseguir ingerir corretamente as calorias conforme o seu metabolismo.

Tudo isso resultará em noites mal dormidas, cansaço, entre outros problemas pela ausência de vitaminas no seu corpo.

Veja as dicas de um nutricionista para sua alimentação

– Se alimente a cada 3 horas.

– Não faça jejuns longos, isso acaba levando seu organismo a armazenar tecido gorduroso e queimar sua massa muscular.

– Tente sempre variar seu cardápio.

– Coma muita fruta ao dia (3 a 6) e escolha alimentos como fibras (verduras, aveia, legumes e massas integrais).

– Tome muita água durante o dia (1 a 2 litros).

– Sempre ingira saladas antes das refeições para ter a sensação de saciedade e comer pouco no almoço e jantar.

– Não tempere os alimentos com óleo nem sal, prefira ervas.

– Nada de comer frituras, prefira alimentos cozidos ou assados.

– A noite não coma em excesso, pois esse tipo de alimentação tende a se transformar em gordura corporal.

– Doces são permitidos somente uma vez na semana.

– Tente não consumir: creme de leite, frituras, embutidos, maionese, bebidas alcoólicas, refrigerantes, açúcar branco, produtos industrializados.

– Prefira ingerir frango, peixe, carnes magras, alimentos integrais, verduras e legumes,

– Cuidado ao comer carboidrato como mandioca, bolachas, arroz, maisena, apresuntados, achocolatados, massa, açúcar, farinha, sagu, queijo, milho-verde, quibe, batata. Esses alimentos não são adequados para uma dieta balanceada.

– Prefira comer leguminosas quatro vezes na semana.

Elas possuem ferro, magnésio, fibras e cálcio. São elas: grão-de-bico, feijão, lentilha, soja, ervilha, amendoim, etc.

– Você pode beber em média de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia, pois isso ajudará muito no emagrecimento.

– Escolha comer uma porção diariamente de: castanha-do-pará, nozes, duas castanhas de caju, pistaches, amêndoas, avelãs ou macadames.

– Bata no liquidificador uma porção de semente de linhaça (pode ser dourada ou marrom) conserve sempre na geladeira. Coma uma ou duas vezes ao dia.

Como evitar a obesidade: dica de nutricionista

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Quando a alimentação é realizada de maneira inconsequente causa diversos problemas a saúde.

Pessoas sedentárias são as que sofrem mais com os efeitos do excesso de sal e açúcar nas refeições diárias.

Quem leva um estilo de vida desregrado e repleto de maus hábitos tem tendência a sofrer de obesidade no futuro, além de outras doenças graves.

Quais são as causas da obesidade         

Para definir se uma pessoa chegou a um nível de obesidade, o nutricionista mede seu Índice de Massa Corporal (IMC), caso seja maios que 30 kg/m², o indivíduo é considerado obeso.

Para chegar ao valor correto, faça a divisão isso, divida o peso do indivíduo pelo quadrado da sua altura. Uma das causas da obesidade é a combinação de uma alimentação excessivamente calórica com a falta de atividades físicas.

Além disso, pessoas que são geneticamente suscetíveis a obesidade tem mais chances de desenvolver esse problema.

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O que pode também estimular o acúmulo de gordura é o consumo de medicamentos, distúrbios endócrinos e transtornos mentais.

Mesmo que as pessoas obesas se alimentem pouco ganham peso em função da lentidão do metabolismo.

Normalmente, a maioria dos obesos comem alimentos repletos de energia, mais que as outras pessoas.

Em razão de possuírem uma massa corporal maior, como consequência tem mais necessidades energéticas.

A obesidade é uma das principais causas de morte no mundo, mas poderia ser evitada se houvesse um trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade para reduzir os índices de obesidade na população.

Procurar a ajuda de nutricionista também é importante para vencer esses obstáculos.

Doenças que surgem com a obesidade

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A pessoa obesa tem mais tendência a desenvolver muitas doenças, por exemplo: diabetes do tipo 2, osteoartrite, apneia do sono, doenças cardiovasculares, complicações metabólicas, desgaste dos ossos e articulações, problemas respiratórios e urinários, além da possibilidade do surgimento de um câncer.

Tratamento para a obesidade

Para tratar a obesidade é preciso praticar exercícios físicos e adotar uma dieta balanceada.

Essa é a indicação de nutricionista, pois deve haver uma redução no consumo de alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar.

Alimentos altamente calóricos devem ser trocado por fibras dietéticas, muitos legumes, verduras e frutas.

O primeiro passo para emagrecer é consultar um nutricionista que solicitará exames para prescrever uma dieta adequada ao seu perfil.

Em alguns casos, regimes não são suficientes, sendo assim o médico indica a cirurgia de redução do estômago.

Problemas psicológicos e sociais causados pela obesidade

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Devido ao excesso de peso, o obeso acaba se isolando dos amigos, colegas e familiares por ter uma auto-estima baixa.

Isso prejudica a saúde mental do indivíduo, o que pode desencadear um quadro de depressão.

Além disso, pessoas obesas enfrentam problemas de discriminação no mercado de trabalho, na escola e na rua.

Em alguns casos, a pessoa precisa ingerir medicamentos antidepressivos por um longo período para se recuperar.

O nutricionista tem uma papel importante nesse contexto porque deve identificar os sintomas de depressão e encaminhar a pessoa para um atendimento psicológico.

O trabalho conjunto do nutricionista e do psicólogo vai ajudar muito o paciente.

Nutricionista online – Como funciona

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Existes profissionais na web, ou nutricionistas online, que oferecem seus serviços via web. Como funciona?

  • A consulta é marcada por email, chat, Skype ou telefone
  • É feito a pesagem e medido a altura sob orientação do profissional
  • É traçado um objetivo e plano alimentar
  • Nas consultas subsequentes são avaliados os resultados obtidos e onde se quer chegar
  • A duração é personalizada e individual de cada quadro e paciente
  • Ao alcançar os objetivos é traçado um plano alimentar de manutenção e exercícios

Dicas de um nutricionista para evitar a obesidade

Dicas de um nutricionista para evitar a obesidade

 

– Tenha um estilo de vida ativo, caminhe ou faça exercícios físicos;

– Prefira alimentos saudáveis;

– Controle seu peso;

– Beba dois litros de água por dia;

– Uma vez ao ano faça exames de sangue de rotina;

– Se esforce para ficar longe de alimentos pouco saudáveis;

– Acrescente alimentos termogênicos em suas refeições diárias, como gengibre e canela em pó;

– Invista na reeducação alimentar e mude seu estilo de vida;

– Prefira comer frutas e vegetais, evitando produtos industrializados;

– Evite frituras, prefira alimentos cozidos, grelhados ou assados;

– Tente diminuir o consumo de bebida alcoólica e refrigerantes;

– Evite alimentos enlatados e congelados;

– Leia os rótulos dos produtos, observe a quantidade de calorias e gorduras;

– Pratique exercícios físicos regularmente, pelo menos três vezes por semana.

Confira um cardápio indicado por nutricionista

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Café da manhã

Um copo de leite ou iogurte acompanhado de cereais, pão integral ou bolachas, presunto simples com um pedaço de fruta é uma ótima alimentação para começar o dia com energia e disposição.

Almoço completo e de baixa caloria

O mais adequado é que as refeições sejam compostas de uma entrada, prato principal com vegetais e sobremesa, sem abrir mão de qualquer alimento.

Três dias por semana você pode ter arroz, massas e misturar com um pouco de carne magra ou peixe, sempre acompanhado por uma salada e alguma fruta ou iogurte.

O resto da semana você pode comer verduras e legumes seguido por uma porção de carne grelhada (frango, peru ou carne bovina) ou peixe (de preferência branco) com gelatina light de sobremesa.

Se preferir, ao invés disso, substitua shakes de frutas em uma das refeições diárias.

Jantar

Se você levar uma vida sedentária e comer muitos carboidratos em pães, massas, batata, arroz ou cereais, seu corpo irá acumular mais gordura.

É por isso que deve ser reduzido, ou em alguns casos evitar todos estes alimentos no jantar.

Porém, em outras refeições deve incluir pelo menos uma porção de carboidratos para assegurar uma dieta equilibrada.

Uma salada completa ou uma simples com alguns peixes ou omelete, seguido de uma sobremesa pode formar um jantar mais perfeito.

Se você quiser, também pode alterar a ordem e comer primeiro a sobremesa para acalmar o apetite antes das refeições.

No entanto, um dos erros mais comuns é o hábito de reservar para o jantar 3 porções diárias de frutas, pois o ideal é comer frutas várias vezes ao dia.

Enfim… Conseguir perder peso, ou emagrecer de maneira saudável e natural pra muitos não é uma tarefa fácil devido a vários fatores. Só para citar dois, por exemplo, podemos mencionar o fator genético e hormonal.

De maneira segura até para fazer uma avaliação precisa, nada melhor que um Endocrinologista e um Nutricionista.

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital e escritor de artigos relacionados a saúde e emagrecimento, como o Blog Emagrecer e Perder Peso. Você mais leve... você feliz.

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