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Calorias – Descubra Como Melhorar Seu Peso e Saúde

Calorias – Descubra Como Melhorar Seu Peso e Saúde

Perca calorias se alimentando corretamente.Você tem dificuldade para perder peso?

Muitas pessoas ficam incomodadas com seus quilos a mais e procuram soluções práticas, saudáveis, com pouco esforço e principalmente sem precisar passar fome para atingir seu peso ideal.

Uma boa dieta para queimar calorias leva muitos ingredientes saudáveis.

Você quer perder peso e realmente manter-se tão magra e saudável o quanto possível? Está cansada de começar dietas terríveis e nunca obter o resultado que esperava?

Bem, aqui estão algumas formas para perder calorias e emagrecer sem passar fome, mantendo seu corpo saudável.

Mas o que são calorias?

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Caloria é quantidade de calor que o alimento fornece após ser digerido e metabolizado pelo nosso organismo. Ao falar de calorias de um alimento na verdade estamos falando da quantidade de energia que este alimento pode nos fornecer.

E como se calcula isso?

Por exemplo, cada alimento tem uma quantidade calórica peculiar e o cálculo é feito em gramas:

Média por grama – Calorias dos alimentos

  • proteína tem 4 calorias
  • gordura fornece 9 calorias
  • carboidrato fornece 4 calorias

Para saber quantas calorias um alimento tem, basta multiplicar os gramas de cada componente pelas calorias que eles fornecem.

Segue um exemplo de como calcular as calorias dos alimentos:

100 g de chocolate, onde: 30,3 g de carboidratos x 4; 12,9 g de proteína x 4 e 40,7 g de gordura x 9, que somados dão um total de 611 calorias

Tabela de Calorias

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Quantas calorias devemos ingerir por dia

O valor da ingestão calórica depende do peso atual e também se o objetivo é engordar ou emagrecer.

Uma fórmula muito simples para calcular a quantidade de calorias a serem ingeridas por dia:

  • Quero emagrecer – multiplique 20 ou 25 pelo peso atual
  • Vou manter o peso – multiplique 25 ou 30 pelo peso atual
  • Preciso engordar – multiplique 30 ou 35 pelo peso atual

O resultado será a quantidade recomendada para se ingerir em um dia

Como deve iniciar a programação de sua dieta pouco calórica:

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Você quer perder gordura? Quer construir o músculo?

Ou quer apenas comer corretamente e se sentir mais saudável?

Seja qual for o seu objetivo, o importante é observar seu corpo e perceber se está no peso ideal e se possui muita gordura localizada, assim você consegue saber o nível de dieta necessária.

Descobrindo qual a ideal ingestão de calorias diárias

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Essa é a verdadeira chave para uma dieta eficaz. Todo o resto é apenas secundário em comparação a esse conceito. Uma vez que sua ingestão de calorias foi definida, é hora de descobrir onde essas calorias estão.

Há 3 macro nutrientes principais (proteínas, gorduras e carboidratos), este processo começará com a proteína.

Por quê? Porque depois das calorias, a sua ingestão diária de proteína desempenha o próximo papel mais importante em seu plano de dieta.

Em seguida, acima na escala de importância, é a gordura. Depois das calorias e proteínas, a ingestão diária de gordura (e os tipos específicos de gordura que compreendem a ingestão) é o próximo componente mais significativo da dieta.

O terceiro e surpreendentemente menos importante macro nutriente são os carboidratos, com a proteína e a gordura já contabilizados.

É fundamental organizar e ajustar sua dieta para torná-la mais agradável e sustentável, pois este é o passo que levará tudo o que você já descobriu e que funcionará melhor para o seu objetivo.

Não sinta fome – Calorias diárias

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Se você realmente quer emagrecer eliminando calorias excedentes faça uma dieta, mas sem passar fome. Saiba que ninguém pode viver só de água ou frutas.

É preciso comer alimentos que tenham todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Aqui estão algumas dicas para o seu plano de alimentação saudável.

Mais proteínas: coma carne bovina magra, frango ou peixe grelhado. Se você é um vegetariano há sempre um outro tipo de alimento que pode dar-lhe a proteína que você precisa, como o glúten, por exemplo.

Este tipo de comida é perfeita para a hora do almoço, mas se você quiser adicionar um pouco de proteína, pode ter em mente alguns outros tipos de alimentos que são ricos em proteínas, como o leite.

Fruta: você sempre pode comer frutas no café da manhã ou no meio da manhã. Elas vão dar-lhe um pouco de energia extra.

Carboidratos: pare de temer os carboidratos. Você tem que comer alguns carboidratos para manter seu corpo funcionando direito. Adicione um pouco de pão branco no almoço. Ele irá mantê-lo ativo, sem precisar comer muito.

Como queimar calorias e se alimentar bem

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O erro mais comum quando se inicia uma dieta é reduzir a ingestão de carboidratos, o problema é que os hidratos de carbono e gordura são duas fontes energéticas principais do organismo.

Outro erro comum é ficar com fome e só comer durante as principais refeições. O correto é se alimentar de 3 em 3 horas com alimentos que não engordam.

Reduza lanches desnecessários. Petiscar sem vontade pode ser um problema, pois você estará atrapalhando sua dieta comendo coisas que engordam.

Se você está fora de casa leve seu próprio lanche, não coma em restaurantes porque a tendência é sempre comer a mais e ainda atacar a sobremesa.

Resista à gula de comer desenfreadamente, se não resolver consulte um médico para analisar se está com algum problema, como ansiedade, por exemplo.

Tipos de alimentos para sua dieta e controle de calorias

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Sopa detox

É uma sopa de fácil digestão, seu corpo pode absorver e utilizar todos os nutrientes facilmente. Ela auxilia na desintoxicação do seu organismo, ajudando você a emagrecer.

A melhor parte sobre estas receitas é que o foco está no gosto da sopa, ao ingerir uma dose da sopa detox estará desintoxicando seu organismo e recebendo vitaminas e minerais, enquanto elimina calorias.

Como fazer: uma maneira infalível para obter uma sopa de desintoxicação é combinar alimentos independentes como a lentilha, que ajuda a manter o seu sistema digestivo em movimento.

A couve que é um alimento cicatrizante, desintoxicante e anti-inflamatório também ajuda na renovação das células do organismo, na eliminação de gorduras, regula os hormônios, trabalha fixando o cálcio nos ossos e possui muitas vitaminas e minerais.

Ao adicionar na sopa a batata doce, você estará ingerindo um amplo espectro nutricional e fibras adicionais.

O efeito geral é uma sensação tão gostosa que você sentirá como se estivesse em um restaurante com comidas chiques. A melhor forma de fazer esta dieta é misturar os ingredientes indicados e fazer um purê ou cortá-los em pedaços pequenos.

Sopa detox saudável de vegetais

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Mais uma receita que também vai couve. Você pode fazer uma sopa de desintoxicação usando os seguintes ingredientes: couve, tomate, cenoura, aipo e alho-poró, o suco de 1 limão e pimenta preta.

A sopa desintoxica seu corpo deixando ele repleto de diferentes vitaminas e minerais.

Você também está recebendo os benefícios de limpeza do suco do limão e os benefícios da pimenta preta, que também melhora o sabor, regula a retenção de água, ajuda na absorção dos nutrientes e regula o sistema digestivo.

Além disso, ela é antibacteriana ajudando você a perder peso.

Suco detox

Este suco tem poucas calorias e potencializa a eliminação de toxinas que causam uma sobrecarga no corpo. Havendo uma liberação das impurezas pela urina, fezes e bile.

Causando uma limpeza no organismo, facilitando o emagrecimento. Há várias frutas que podem virar um delicioso suco detox. Veja uma receita deste suco:

Detox de Laranja, Gengibre e Couve

Ingredientes

– 1 pedacinho de gengibre

– 2 laranjas espremidas ou descascadas sem sementes

– 1 litro de água natural

– 1 folha de couve

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e adicione um litro de água. Não adicione açúcar, somente adoçante.

Saiba quais alimentos você pode comer em cada refeição

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Você pode comer proteínas, frutas, muita água, legumes, sopas, suco natural, folhas verdes, amido, cereais e alimentos integrais. Cada plano de dieta tem a sua própria estrutura básica com base nessas unidades simples.

Dessa forma, é fácil lembrar o que você deve comer em cada refeição.

Exercícios físicos para perder calorias

É importante se exercitar, quando se está fazendo uma dieta. Isso ajuda muito a queimar calorias e acelerar o metabolismo. Descubra agora em que nível físico você está e escolha uma atividade física:

Os níveis de atividade

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Sedentária: Pouco ou nenhum exercício

Este nível é para alguém que não faz ou não pode incorporar o exercício em sua vida diária (por exemplo, não caminha muito, toma o elevador em vez das escadas, tem um trabalho em que passa a maior parte do tempo sentado com mobilidade restrita).

Levemente ativa: realiza exercício ou esportes 1 a 3 dias por semana

Este nível inclui pessoas que realizam atividades do dia a dia a pé, mas não têm um regime de exercícios ou uma pratica de esportes como rotina em sua vida.

Moderadamente ativos: pratica exercício moderado ou esportes 3 a 5 dias por semana.

Este nível é para as pessoas que exerçam ou praticam esportes muito ativos, pelo menos 30 minutos sem parar, três vezes por semana, toda semana. Este é o nível para as pessoas que mantém um bom regime de fitness que se encaixa em sua vida diária.

Muito ativo: exercício ou esportes de 6 a 7 dias por semana

Este nível inclui atletas não profissionais que treinam ativamente para, por exemplo, um triátlon que requer árduos exercícios diários durante pelo menos uma hora por dia.

Extremamente ativo:  exercícios realizados mais de uma vez ao dia

São aquelas pessoas que praticam exercícios muito desgastantes ou desportos mais de uma vez por dia, juntamente com um trabalho físico.

Este nível é para as pessoas que fazem, pelo menos mais de uma hora por dia e com exercícios ou treino físico muito elevados. Este nível não é comum, a maioria dos atletas não-profissionais que treinam, estão no nível “Muito ativo” no máximo.

Para queimar calorias concilie a dieta com exercícios intensos

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Para um emagrecimento efetivo é importante unir a dieta com alimentação saudável e exercícios físicos. Não é necessário passar muitas horas diárias fazendo exercícios.

Você pode dedicar apenas 30 minutos do seu dia para exercitar-se com treinos específicos para perder calorias.

Uma boa dica é apostar em exercícios de alta intensidade, como correr, fazer caminhadas intercalando com corrida, bicicleta, tênis, abdominais, aparelho elíptico, dança, natação, pular corda, hidroginástica, treino funcional, jump, etc.

Lembre-se de antes e depois de qualquer atividade fazer alongamentos e usar tênis e roupas apropriadas.

Treino de fortalecimento muscular

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Remadas, mergulhos, flexões, avanços, agachamentos e abdominais fazem parte dos exercícios de fortalecimento.

Isso ajuda muito no emagrecimento porque quanto mais músculos adquirir no corpo, mais calorias o indivíduo conseguirá queimar no decorrer do dia.

Por isso a importância da musculação.

É muito importante consultar um médico para avaliar se você está apta a realizar exercícios físicos. Isso é necessário para que na hora de se exercitar não ocorra nenhuma lesão ou outro problema.

Prefira sempre estar acompanhada de um profissional de saúde e escolha academias com profissionais qualificados.

Calorias dos alimentos que podem te ajudar

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Brócolis: é uma grande fonte de fibras e cálcio.

Repolho: rico em antioxidantes, como a vitamina C.

Couve-flor: cheia de fito nutrientes que combatem o câncer, é uma grande fonte de vitamina C e ácido fólico. Suas folhas cruas ou levemente cozidas no vapor podem maximizar o poder antioxidante da couve-flor.

Beber água

Já ouviu falar que a água pode ajudar a perder calorias? Assim, aqueles quilinhos a mais vão embora em pouco tempo. Coma alimentos que contenham uma grande quantidade de água, como frutas e vegetais.

É importante manter a hidratação do corpo.

Alface: com apenas 60 a 70 calorias, a alface está no topo da lista de alimentos ideais para uma dieta.

Ela por si só é uma grande fonte de vitaminas do complexo B, ácido fólico e manganês, que ajuda a regular o açúcar no sangue, sendo essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Espinafre

Suave e saboroso, o espinafre é rico em ferro, ácido fólico e vitamina K. Também contêm antioxidantes e vitamina C, bem como a luteína fito química, que protege os olhos contra a degeneração macular relacionada à idade.

Use como um substituto para a alface na salada. Refogue levemente com cenoura ralada, cogumelos fatiados e alho, para acompanhar pode ser um omelete saboroso ou simplesmente coma ele temperado.

Calorias das Frutas

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Melancia

A melancia ajuda na perda de peso. Possui alto teor de água (90%).

Uma porção de 100g contém apenas 30 calorias. Ela é também uma rica fonte de aminoácidos chamados de arginina, que ajuda a queimar gordura.

A melhor coisa sobre a melancia, no entanto, é o fato de que além de mantê-lo hidratado, também irá mantê-lo saciado por um longo tempo

Pera

A pera cumpre um quarto da exigência diária de fibras e é ótimo para o seu sistema digestivo.

Ela também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, o risco de doenças coronárias e diabetes tipo 2.

Também ajuda a saciar a fome por muito tempo e é rica em vitamina C.

Laranjas

100g da fruta contém apenas 47 calorias, sendo ideal para alguém que procura um petisco ao tentar seguir uma dieta rigorosa. Também é doce o que ajudará a controlar o desejo de comer doce.

Os tomates

Os tomates são frutos não legumes e são ótimos na perda de peso. São antioxidantes e reduzem a retenção de água do organismo.

Eles também invertem a resistência à leptina, ela é um tipo de proteína que impede o nosso corpo de perder peso, sendo assim, o tomate é o aliado perfeito da sua dieta.

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CHEGOU a minha vez de emagrecer com saúde

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital e escritor de artigos relacionados a saúde e emagrecimento, como o Blog Emagrecer e Perder Peso. Você mais leve... você feliz.

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