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Treinamento funcional – Como esse tipo de exercício pode te ajudar a perder peso?

Treinamento funcional – Como esse tipo de exercício pode te ajudar a perder peso?

O treinamento funcional consiste em movimentar os músculos em conjunto, e não apenas em uma parte específica do corpo.

Assim, ele pode ser um ótimo recurso para emagrecer, pois trata-se de realizar atividades comuns do dia a dia.

Há vários tipos de exercícios que contribui para perder peso rapidamente trabalhando cada parte do corpo.

E isso é muito bom quando você pretende destacar alguma região, melhorando a sua visibilidade.

Pode-se citar, por exemplo, os exercícios específicos para a perda da barriga.

Mas, o que tem chamado atenção de muitas pessoas quando se fala em emagrecer de maneira completa, ou seja, que mexa com o corpo inteiro, é o treinamento funcional.

Essa é uma modalidade bastante interessante que pode servir para muitas pessoas que estão se dedicando a uma dieta para perder peso, porém dando ênfase a inúmeros músculos do corpo.

Veja como você pode se beneficiar com o treinamento funcional para melhorar a aparência, afinar a silhueta e ficar de bem com a vida ao modelar o corpo e deixá-lo mais firme.

O que é treinamento funcional?

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O treinamento funcional é projetado para treinar os seus músculos através de atividades que podem ser feitas na rotina diária.

Dessa forma, esse treino prepara seus músculos para realizar movimentos comuns, semelhantes aos realizados no trabalho, em casa ou em determinados esportes.

Esse método de “fitness” atinge de maneira positiva vários grupos musculares ao mesmo tempo em que promove a estabilidade do núcleo.

Esses exercícios envolvem especificamente, dois ou mais grupos musculares e um mínimo de duas articulações.

O objetivo do treinamento de aptidão funcional é desenvolver ou adaptar os exercícios permitindo que você realize atividades rotineiras facilmente e sem adquirir qualquer tipo de lesão.

Quando você realiza corretamente o treinamento funcional, o resultado garante estabilidade e mobilidade articular, bem como uma eficiente melhora nos padrões de movimento.

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Quem pratica essa modalidade une força com flexibilidade para desempenhar uma boa performance nos treinamentos.

Ao melhorar a sua mobilidade e estabilidade, as chances de adquirir uma lesão são reduzidas.

Os exercícios funcionais podem ser realizados apenas com o peso corporal ou halteres para tonificar os músculos, melhorando o condicionamento físico e estimulando a perda de gordura corporal.

Atualmente homens e mulheres tem optado por essa modalidade de treino, pois tem visto grande evolução na estrutura física que une diversos fatores para desenvolver melhores condições físicas.

Assim, o treinamento funcional tem promovido uma grande perda de peso.  Isso porque algumas atividades são intensas e proporcionam a queima de centenas de calorias.

Use o treinamento funcional para emagrecer

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Como é que esse tipo de exercício pode te ajudar a perder peso?

Há pessoas que acreditam que apenas a musculação ou outro treinamento aeróbico, como esteira e bicicleta, pode eliminar gorduras e proporcionar o emagrecimento.

Saiba que o treinamento funcional atende a todos esses objetivos e pode emagrecer em menos tempo que outros exercícios.

Isso porque quando você envolve vários músculos ao mesmo tempo no treino, a tendência é queimar mais calorias do que se você fizesse outros exercícios.

Ao incorporar exercícios de aptidão funcional em seu treino, isso resultará em aceleração do seu metabolismo muscular.

Comparando com os exercícios longos de cardio, o corpo muitas vezes começa a liberar mais cortisol e aumenta o apetite.

Com mais vontade de comer a dieta é prejudicada, assim esses dois fatores juntos tornam difícil o processo de emagrecimento.

Com o treinamento funcional, você começa a tocar no sistema energético anaeróbio do corpo, enquanto trabalha na construção magra do tecido muscular.

Não apenas esses aspectos irão ajudá-lo a aumentar o seu metabolismo, mas também vão aumentar o seu sistema de repouso e isso é muito importante para a composição muscular física.

Treinamento funcional ajuda a liberar o hormônio do crescimento

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Ao trabalhar dessa forma, isso ajudará você a promover a liberação do hormônio de crescimento, uma substância que atua na queima de gordura, sendo que esse componente ajuda na perda de gordura e redução do cortisol (principal inimigo para perder peso).

Adolescentes em fase de crescimento recebem grandes benefícios praticando o treinamento funcional, pois ele ajuda no desenvolvimento corporal.

Quando você começa a perder gordura, a sua rotina de treinamento funcional pode ser alterada a fim de aumentar a intensidade para que você continue a construir mais músculos, desafiando seu corpo.

Uma rotina progressiva que aumente a intensidade vai ajudar você a manter a perda de gordura, sem o desagradável efeito sanfona. Por isso que ele é excelente e deve ser adotado por todas as pessoas que pretendem emagrecer ou melhorar a qualidade de vida.

Agora, veja quais os tipos de exercícios que estão inseridos no treinamento funcional para começar a adotar em sua rotina diária.

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Tipos de exercícios que fazem parte do treinamento funcional

Você já sabe que o treinamento funcional pode ser feito em qualquer lugar, ou seja, em casa, no intervalo do trabalho, na academia, no salão do clube, em locais ao ar livre, dentre outros espaços públicos ou privados.

Essa modalidade ainda possibilita que a pessoa realize um circuito seguindo uma série de sequências de exercícios de maneira intensa para obter um resultado mais satisfatório.

Portanto, o treinamento funcional deve ser levado a sério e com persistência.

Então, veja quais os principais tipos de exercícios existentes a fim de emagrecer com esse método:

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  • – Flexão de braço
  • – Agachamento e agachamento unilateral
  • – Prancha
  • Abdominal
  • – Pular corda
  • – Corrida
  • – Levantamento terra
  • – Desenvolvimento de ombros
  • – Elevação lateral para ombros

Saiba que para realizar alguns desses exercícios você vai precisar de objetos para ajudar a contrair os músculos, como um peso, e em outros casos, usará o próprio peso do seu corpo.

Para aqueles exercícios que exigem objetos vamos citar alguns acessórios: Halteres, cordas, steps, anilhas, barras, cones, bolas, etc.

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Empreendedor Digital e escritor de artigos relacionados a saúde e emagrecimento, como o Blog Emagrecer e Perder Peso. Você mais leve... você feliz.

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